A história do Portal RH na SIGTE
A CGTES, teve como sua primeira estrutura organizacional
de Recursos Humanos na Secretaria de Estado da Saúde, o Núcleo de RH, criado
em 1974, passando posteriormente, a ser uma Subcoordenadoria de RH e em seguida transformada
em Coordenadoria, oficialmente, no ano de 1995, com mais 4 subcoordenadorias, dentre elas a
Subcoordenadoria de Investigação e Informação, atual Subcoordenadoria de Informação em Gestão do
Trabalho e da Educação (SIGTE), diretamente ligada a CGTES.
O PORTAL RH,
idealizado pela Subcordenadoria de Informação, atual SIGTE, a princípio em 2003, como um Sistema de Informação
de Apoio a Gestão, em 2003, quando iniciado o desenvolvimento de ferramentas para conhecer, de forma mais
estruturada, a disposição da força de trabalho na rede estadual de saúde,
através do sistema de relatórios de Gestão, atual SIRAGEST.
Logo em seguida, se fazendo necessário dar mais agilidade
aos processos de pagamento dos servidores, em 2004 foi criado o sistema SICFPRAD, automatizando todos os cálculos de vantagens
devidas ao servidor, solicitadas por meio de requerimento pessoal e o sistema de cálculo automático do Adicional de
Tempo de Serviço - ADTS, passando a ser pago na data de direito de cada progressão do servidor da saúde.
O próximo da fila foi SAGTRAB, desenvolvido a princípio, em 2005, como Sistema de Escalas de plantão, reduzindo custos de envios das escalas,
das unidades hospitalares e de referência, para o nível Central, mensalmente, em papel, evitando a redundância de trabalho e tempo
para digitação no sistema de FOLHA da SEAD(SISGEP/ERGON), passando a serem digitadas diretamente no SAGTRAB, possibilitando a implantação
dos plantões em folha de pagamento, através de sistema automatizado garantindo agilidade, transparência e segurança da informação. Unificando esses sistema veio
a primeira versão do ainda modesto Portal RH
Já em 2006, com o advento do primeiro plano de cargos PCCR 2006 da Sesap, foi criado o sistema SRHPCCR, para dar suporte à Comissão avaliadora
que trabalhou nos processos de adesão, o sistema teve por finalidade calcular os tempos de serviço do servidor, em conformidade a legislação da
época.
Seguindo esta evolução, veio o Sistema de Cálculo do Rateio para Pagamento da Produtividade, em 2008, quando da mudança na Lei que tratava do assunto,
posteriormente o sistema foi incorporado ao SAGTRAB. Neste mesmo período foi atualizada a versão do Portal RH, incluindo notícias e vários links relativos à Gestão
de Pessoas.
Entre os anos de 2010 e 2012 Foi criado o Sistema de Parametrização e Suporte ao PortalRH, sistemas de Notícias e links automatizados, SIGPORTALRH descentralizando
assim os processos internos de geração de notícias, atualizações de senhas de usuários, criação de telas, menus e permissões de acesso.
Nos anos posteriores diversas funcionalidades foram acrescentadas aos sistemas já existentes, várias novas opções de relatórios, melhor acompanhamento dos plantões eventuais, e
das cargas horárias prestadas, Interna e externa pelos servidores nas unidades, Atualização do cadastro das informações do servidor, Ficha Funcional, Inserção do resultado das Notas
das avaliações e cálculo automatizado para subsidiar a informação de progressões de nível na carreira do Servidor (PCCR), módulo de lançamento de retroativos da Produtividade.
Por volta de final de 2020 e início de 2021, no início da Pandemia, foi startado uma corrida contra o tempo para atualizar o PortalRH, migrando-o da intranet para a Internet, adaptando-o ao trabalho Remoto, surgindo assim a terceira
e atual versão, como é conhecido hoje em dia o nosso PortalRH, permitindo acesso através da Web, antes o acesso ficava restrito a intranet do estado (RN), com isso permitiu o trabalho dos servidores
na forma de escala remoto, o inovador teletrabalho para as equipes de RH nas unidades da SESAP.
Com o intuito de "desaglomerar" o trabalho nos setores de Pessoal, no período de pandemia, foi pensado o Sistema MeuRH avançando ainda mais no processo de descentralização e socialização da informação,
tornando desnecessária a ida presencial do servidor aos setores de pessoal para requisitar informações mais rotineiras como suas respectivas Ficha Funcional, Atualização cadastral, Descontos e Vantagens Financeiras,
Valores de Produtividade, Escalas de Plantão, Históricos de progressão no PCCR, Declarações de Atividade Funcional, etc. onde o próprio servidor pode solicitar e ter acesso direto no seu PC, Tablet ou Celular.
Atualmente a equipe da SIGTE continua dando suporte e aprimorando toda essa infraestrutura de sistemas já existentes no PortalRH, bem como trabalhando no desenvolvimento e novas funcionalidades que serão anunciadas em breve!!!