COORDENADORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - CGTES
Compete à CGTES coordenar o processo de definição e
implementação
das
políticas na área de
gestão do trabalho e da educação na saúde em consonância com a política estadual de saúde.
SUBCOORDENADORIA DE GESTÃO DO TRABALHO - SGT
À SGT tem como responsabilidade
acompanhar,
elaborar,
planejar e
negociar a política de gestão de pessoas nas unidades administrativas e de saúde da Secretaria de
Estado. Suas
atribuições:
-
Realizar diagnósticos da situação dos trabalhadores de saúde da Secretaria de Estado;
-
Apontar as necessidades quantitativas e qualitativas de trabalhadores de saúde para suprir as
necessidades das diversas unidades administrativas ou de saúde da Secretaria de Estado;
-
Desenvolver estratégias que garantam a oferta de trabalhadores de
saúde da Secretaria de Estado;
-
Desenvolver ações orientadas para determinar o quadro necessário de
trabalhadores de
saúde das diversas unidades administrativas ou de saúde da Secretaria de Estado;
-
Desenvolver ações
para
a viabilização
do PCCR SAÚDE para os trabalhadores de saúde do Governo do Estado do RN;
-
Colaborar com os demais
gestores do SUS para a
solução dos problemas de pessoal nas diversas unidades administrativas ou de saúde no Estado do
RN.
SUBCOORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - SUAP
À SUAP, compete administrar a
folha de pagamento
e
remuneração dos
servidores. Suas atribuições:
-
Organizar e encaminhar para a Secretaria da Administração as
informações sobre a
remuneração mensal dos servidores;
-
Analisar, calcular e controlar os processos burocráticos
relativos a
descontos e
pagamentos de vantagens pessoais;
-
Calcular dívidas de exercícios atuais e anteriores; atualizar
cadastros, PIS / PASEP,
nº de conta corrente, nome de dependentes, declaração e averbação funcional;
-
Informar mensalmente à
Previdência Social o
GEFIP / SEFIP dos servidores;
-
Coordenar o serviço interno de atendimento ao servidor.
SUBCOORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
À SUBCOORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE tem sob sua responsabilidade favorecer a
implementação de
ações
vinculadas à
Política de Educação na Saúde no âmbito do SUS/RN. Para tanto, se necessário faz uma firme
articulação
entre os
diferentes níveis de gestão, com o objetivo de facilitar os processos educativos nos três níveis de
governo. Além disso,
a SGES se responsabiliza pelas ações educativas direcionadas aos trabalhadores que atuam na
Secretaria
de Estado, em
seus diferentes setores: unidades administrativas de nível central e regional, unidades hospitalares
e
unidades de
referência especializada.
Assim, a SGES tem as seguintes atribuições:
-
Coordenar a utilização dos espaços institucionais da
SESAP
como campos de
estágio para estudantes;
-
Acompanhar o processo de formação de médicos residentes nas áreas e espaços
institucionais da
SESAP/RN;
-
Coordenar a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no âmbito
do
SUS/RN;
-
Proporcionar aos servidores que atuam em unidades administrativas e de saúde, sob gestão
estadual,
acesso a processos
educativos;
-
Coordenar as ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no âmbito do SUS/RN;
-
Apoiar a
implementação da Política Nacional de Humanização no SUS/RN, especialmente no que diz respeito à
formação específica na
área.
SUBCOORDENADORIA DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SIGTE
À SIGTE, compete subsidiar
a ação dos
gestores e
gerentes
frente às
tomadas de decisões na área de gestão de RH, através da elaboração e definição de normas, rotinas e
fluxos dos sistemas
de coleta, codificação, processamento, cadastramento, análise e disseminação de dados, de forma a
assegurar a qualidade,
a uniformidade e a fidedignidade das informações da gestão em saúde. Suas atribuições:
-
Instrumentalizar
o processo
decisório na gestão de RH;
-
Prestar informações gerais no âmbito da Secretaria e de outros órgãos que
sejam relevantes
para área de RH;
-
Organizar e disseminar informações, transformando-a em conhecimento;
-
Contribuir
para o
progressivo
desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de informação, e, conseqüentemente, para a
consistência
das
análises realizadas;
-
Identificar situações que exijam investigação mais específica através de levantamento e
análise de dados;
-
Implementar a descentralização das informações nas unidades de saúde e administrativas da rede
estadual;
-
Incrementar a
utilização da internet como ferramenta de aquisição, transação e disseminação de informações
relacionadas à gestão de
RH.